Experiência Somática

 

A Experiência Somática (SE) é um modelo terapêutico orientado para o corpo com foco na cura de traumas e outros transtornos de estresse. É baseado em uma interseção multidisciplinar de fisiologia, psicologia, etologia, biologia, neurociência e biofísica médica e tem sido clinicamente aplicado por mais de quatro décadas.

A abordagem SE libera um choque traumático, que é a chave para transformar o PTSD (Transtorno de Estresse Pós-traumático) e as feridas do trauma de apego emocional e de desenvolvimento inicial. Esta abordagem oferece uma estrutura para avaliar onde uma pessoa está “presa” nas respostas de luta, fuga ou congelamento e fornece ferramentas clínicas para resolver esses estados fisiológicos fixos.

O trauma pode começar como estresse agudo de uma ameaça à vida percebida ou como produto final de estresse cumulativo. Ambos os tipos de estresse podem prejudicar seriamente a capacidade de uma pessoa de funcionar com resiliência e facilidade. O trauma pode resultar de uma ampla variedade de fatores de estresse, como acidentes, procedimentos médicos invasivos, agressão sexual ou física, abuso emocional, negligência, guerra, desastres naturais, perda, trauma do nascimento ou os fatores de estresse corrosivos de medo e conflito contínuos.

Diante dessa ampla gama de fatores, a abordagem da Experiência Somática facilita a conclusão das respostas motoras de autoproteção e a liberação da energia de sobrevivência prejudicada ligada ao corpo, alcançando assim a causa raiz dos sintomas de trauma. O vínculo e o cuidado com o cliente permite orientá-lo gentilmente a desenvolver uma tolerância crescente para sensações corporais difíceis e emoções reprimidas.

O método de Experiência Somática tem como grande objetivo liberar energia armazenada e desligar o alarme de ameaça que causa desregulação e dissociação severas. Por fim, ajuda as pessoas a entenderem a resposta de seu próprio corpo ao trauma e a trabalharem essas sensações corporais através de uma abordagem de cura.

O trauma é um fato da vida, mas não precisa ser uma sentença de prisão perpétua.

Se identificou com esta abordagem? Entre em contato e agende a sua consulta!

Psicóloga Carolina Gigliotti

WhatsApp: (44) 99184-1200

Email: [email protected]

 

Fonte: Somatic Experiencing International (SEI)

Experiência Somática